sábado, 13 de junho de 2009

Você gosta de quê?

"...Generalizamos nosso gosto.Você gosta de frutas? Você gosta de rock? Você odeia frutas! Você odeia rock! Você pode gostar de maçã e não ter afinidade com o sabor do abacate. Então você gosta de algumas frutas. Você pode gostar de uma banda de rock, vindo a gostar e não gostar de outras. Dê-se a chance de conhecer elementos novos independente do rótulo a que diz ter repulsa.-Temos pouco conhecimento. Podemos mudar toda uma concepção de postura e pensamento diante daquilo que passamos a conhecer..."(Victor Chaves)


Esta semana me surpreendi ao conhecer uma pessoa, que sem que fosse necessário perguntar disse: "gosto deles... quero ir num show deles" de quem essa pessoa falava, de Victor e Leo.
Me senti feliz quando ele me disse também que queria ouvir todo o cd Borboletas se eu o emprestaria para que ouvisse. Sim é claro que emprestarei.

Mas percebi que julguei ele ( sim é um homem quem me disse isso) achava que ele gostava de músicas mais masculinas, ou de outro tipo de música até da música sertaneja, mas jamais pensei que ele diria que gostasse de Victor e Leo. Por quê? vocês devem estar se perguntando eu pensei assim? Moro numa cidade muito pequena, pra que vocês tenham uma idéia a minha cidade tem metade da população de Abre Campo, mas o preconceito musical que existe dentro dela é duas ou três, quatro vezes maior do que a cidade.

Que bom que podemos nos surpreender de vez enquando...
é como o texto que o jornalista Zeca Camargo escreveu e que vocês poderão ler logo a baixo:

"Muita teoria para um assunto tão simples quanto apertar o play e
se divertir com uma música? Pode ser. Mas é que eu queria encerrar
essa discussão sobre “quem é melhor, quem vale mais como artista”
com essa minha modesta teoria do pop. Para mim, o cara “hardcore”
que se acha “macho pra caramba” porque para ele só o Converge faz
música de verdade não vale mais nem menos do que as meninas que
desmaiam quando Victor e Leo começam a cantar. Aqueles que pulam
para a pista de dança quando “Just dance” começa a tocar (e que para
mim nem é a melhor faixa de Lady Gaga – a genial “Paparazzi” leva o
título disparada!) são tão interessantes quanto aquele grupo que encontrei no show do Radiohead e que nunca tinham ouvido a banda de Thom Yorke – estavam ali apenas para conferir o “retorno” de Los Hermanos! Gritinhos para os Jonas Brothers, nessa minha lógica, são tão significativos quanto o delírio dos fãs que testemunhei na apresentação de Kurt Cobain – e de seu Nirvana – no Brasil. O respeito da legião de seguidores do Racionais MC para mim tem o mesmo valor do culto a Preta Gil – que ganha cada vez mais força na noite alternativa (carioca e alhures!).

Que bom amigo que me enganei...

Pessoal lembre-se:
Gosto não se discute!

2 comentários:

mariarodrigues disse...

Oi Grace,bom dia!sou eu denovo,Maria de cuiaba/mt,eu quero te agradecer por ter me passado o nome da cantora,pois estudo musica e já estou aprendendo tocar ela no violão,quanto a seu blog está muito lindo,só que vejo quando meu marido não está por perto,ele não pode nem ouvir falar de VeL,más quando ele sai eu entro no blog e fico sabendo de todas as nividades.

Graci Andrades disse...

Oi Maria!
bom que pude lhe ajudar, e quanto ao marido com o tempo ele aprende a aceitar o teu carinho por victor e leo. contarei sempre com sua participação por aqui tanto para recebermos criticas como elogios. Ah se puder nos mandar um dia um video de vc cantando a musica q pediu da colbie caillat quem sabe ela nao embala a homenagem ao leo no anvier dele seria legal né? um grande beijo e uma linda semana.