quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Escrito por André Piunti

A semana está repleta de retrospectivas de todos os tipos, dos mais variados assuntos, e a gente não poderia ficar de fora.

Abaixo, 32 notícias que selecionei dentre várias publicadas esse ano. Se você achar que houve mais alguma que deveria fazer parte dessa retrospectiva, é só escrever nos comentários.

____________________________________________________________________________________________

JANEIRO__________________________________________________________________________

-Daniel

-Daniel anuncia que, além de protagonizar o filme “O menino da porteira”, aceitou o convite do diretor Benedito Ruy Barbosa para fazer parte do elenco da novela “Paraíso”. (link)

___

-Beijinho doce

-A canção “Beijinho doce”, de 1945, composta por Nhô Pai, volta à tona por causa da novela “A Favorita”. Diversas matérias sobre a música saem na imprensa, já que ela é cantada pelas protagonistas da novela, Faísca e Espoleta, interpretadas por Patrícia Pilar e Cláudia Raia. (link)

___

-Léo Canhoto e Robertinho

Os históricos Léo Canhoto e Robertinho gravam o primeiro DVD da carreira, em Jaguariúna, interior de São Paulo. O trabalho, que ainda não foi lançado, reúne os maiores sucessos da dupla, responsável por grandes mudanças na música sertaneja durante a década de 1970. (link)

___

-Tinoco

O cantor Tinoco torna público seu problema financeiro e suas dificuldades para realizar o tratamento de saúde de sua esposa, dona Nadir. A situação do cantor logo mobilizou diversos artistas, grande parte sertanejos, que ajudaram financeiramente a família do cantor. (link)

___________________________________________________________________________________________

FEVEREIRO_______________________________________________________________________

-Tradição

O cantor Michel Teló anuncia sua saída do grupo Tradição, com o intuito de seguir carreira solo. Pouco tempo depois, foi a vez de Gerson, sanfoneiro do grupo, também anunciar sua saída. (link)

___

-Victor e Leo

Victor e Leo viajam ao México para trabalhar o CD em espanhol, lançado em 2008, mais de dez anos após vários sertanejos se aventurarem pela América Latina atrás de um novo público. (link)

___________________________________________________________________________________________

MARÇO___________________________________________________________________________

-Edson e Hudson

A dupla Edson e Hudson lança o último CD da carreira, “Despedida”, após anunciar que em 2010 seguiriam carreiras separadamente. O álbum, gravado ao vivo dentro de um estúdio, é considerado um dos melhores da carreira dos irmãos. (link)

___

-Paraíso

Após ditos e desmentidos, a novela “Paraíso” coloca “Deus e eu no sertão”, de Victor e Leo, como trilha de abertura. Segundo foi noticiado na imprensa, a ideia era de que o tema de abertura mudasse periodicamente. No fim das contas, a canção da dupla se manteve durante toda a novela e se tornou uma das músicas mais tocadas do ano nas rádios.

___

-Carreirinho

Morre, no dia 27 de março, Adalto Ezequiel, o Carreirinho, que formou a lendária dupla Zé Carreiro e Carreirinho. Além de cantor, algumas de suas composições, como “Ferreirinha”, por exemplo, estão entre as maiores canções sertanejas da história. (link)

___

-Cruzeiros

O ano contou com três cruzeiros diretamente ao meio sertanejo. Em março, foi o cruzeiro “É o amor”, em abril, o “Navegando com Bruno e Marrone”, e em novembro, o “Navio sertanejo”, com a dupla Jorge e Mateus.

____________________________________________________________________________________________

ABRIL_______________________________________________________________________________________

-Terra Nativa

Após dois anos no ar, o programa “Terra Nativa”, apresentado por Guilherme e Santiago, deixa de fazer parte da grade da Band. Apesar de boatos que duraram até o fim do ano, o programa não voltou ao ar nem na Band, nem em outra emissora. (link)

___

-Rota Sertaneja

Entra no ar o programa “Rota Sertaneja”, na RedeTV, apresentado por Juliano Cezar. A atração, que visitava os artistas em suas casas, ficou no ar por seis meses. O encerramento do programa foi comunicado via twitter, com a seguinte frase: “Nao vamos mais fazer comentarios aqui no twitter do Rota… pois o programa acabou… mas temos muitas novidade“.

___________________________________________________________________________________________

MAIO______________________________________________________________________________________

-A Fazenda

O cantor Pedro, da dupla Pedro e Thiago, é anunciado como um dos participantes do programa “A Fazenda”, da Record. A exposição do filho de Leonardo foi positiva, já que Pedro foi até os últimos dias da competição. Logo depois, foi especulada a entrada de seu parceiro Thiago na segunda edição do programa, mas o boato não se concretizou.

____________________________________________________________________________________________

JUNHO_____________________________________________________________________________________

-Garagem do Faustão

O quadro “Garagem do Faustão” abre as portas para os sertanejos, que participam e investem em campanhas para aparecer no programa. No mês de junho, a dupla João Márcio e Fabiano ganhou o direito de se apresentar ao vivo no palco do “Domingão do Faustão”.

____________________________________________________________________________________________

JULHO_____________________________________________________________________________________

-Gripe

A gripe H1N1, chamada de gripe suína, fez com que centenas de eventos envolvendo duplas sertanejas fossem adiados ou cancelados. Praticamente todas as duplas sofreram prejuízos financeiros por causa do medo a epidemia, e algumas festas tradicionais ao redor do Brasil ficaram sem a edição de 2009.

___

-Homenagem

O apresentador Ratinho organizou, em São Paulo, no Villa Country, um show para homenagear e ajudar o cantor Tinoco. O evento contou com a participação de dezenas de artistas, como Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano e Rionegro e Solimões.

___________________________________________________________________________________________

AGOSTO____________________________________________________________________________________

-Fantástico

No dia 2 de agosto, um domingo, o email com nomes de duplas sertanejas engraçadas, enviado pela primeira vez por um leitor nosso, foi tema do programa Fantástico, da Rede Globo, para o qual eu dei entrevista. (link)

___

-Barretos 2009

Dos dias 20 a 30 de agosto, o rodeio de Barretos recebeu a primeira cobertura integral de um veículo na internet. O UOL criou uma página especial para o evento, da qual eu tive o prazer de participar, além de ter feito a cobertura aqui para o blog, também. (link)

_______________________________________________________________________________________

SETEMBRO_________________________________________________________________________________

-Falcão

Morre, no dia 18 de setembro, em Goiânia, o cantor Antônio Rosa Ribeiro, o Falcão, da dupla Felipe e Falcão, vítima de uma infecção generalizada causada por erisipela (infecção que se propaga pelos vasos linfáticos). (link)

___

-Sérgio Reis

Sérgio Reis anuncia sua filiação no Partido Republicano (PR), com o intuito de disputar as eleições de 2010 para deputado federal pelo estado de Minas Gerais. Antes da filiação, especulou-se bastante que Serjão apresentaria um programa na TV Gazeta. (link)

___________________________________________________________________________________________

OUTUBRO__________________________________________________________________________________

-Trilha Sonora

O CD com a trilha sonora da novela “Paraíso”, que conta com a presença de diversos artistas sertanejos, supera a já surpreendente marca de 100 mil cópias vendidas.

___

-Zezé e Eduardo

Após anos de informações que afirmavam que havia desentendimentos entre Zezé di Camargo e Eduardo Costa, os dois gravaram juntos a canção “Juro que te esqueço”, no mais recente CD de Eduardo. (link)

___

-Maria Cecília e Rodolfo

O nome da dupla Maria Cecília e Rodolfo pôde ser visto, em placas de publicidade, durante um jogo da seleção brasileira válida pelas eliminatórias, em uma forma de divulgação que só havia sido explorado por eles mesmos, em um jogo amistoso. (link)

___

-Um Barzinho, Um violão - Sertanejo

A SonyBMG, que conta com vários artistas sertanejos, realizou o bem sucedido projeto “Um barzinho, Um Violão” apenas com canções sertanejas.

___

-PEC da Música

Artistas vão à Brasília, entre eles Rick e Zezé di Camargo, pressionar pela aprovação da PEC da Música, projeto de lei que visa isentar os CD’s e DVD’s de impostos.

___________________________________________________________________________________________

NOVEMBRO_______________________________________________________________________

-Vídeo Aula

O cantor César Menotti lança uma vídeo aula ensinando a tocar “Maluco por você”, e as duplas sertanejas, enfim, começam a olhar a internet como uma grande aliada. Por causa do vídeo, outras duplas já estão preparando conteúdos novos exclusivos para a internet. (link)

___

-Luiz Claudio e Giuliano

O cantor Luiz Claudio, da dupla Luiz Claudio e Giuliano, anuncia a separação da dupla para o ano que vem. De acordo com o cantor, incompatibilidade de ideias foi o motivo do fim da parceria. (link)

___

-Ídolos

Marcos Duarte, candidato sertanejo que chegou às finais do programa Ídolos, virou notícia por passar pelas eliminatórias apesar das duras críticas que recebiam dos jurados. Acabou que pediu para sair, em uma decisão que pouca gente entendeu até hoje.

___

-In Concert

Chitãozinho e Xororó fazem, ao lado do maestro João Carlos Martins, uma apresentação histórica na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. Acompanhada pela Orquestra Bachiana Filarmônica, a dupla apresentou seus grandes sucessos, como “Fio de cabelo”, “No rancho fundo” e “Se Deus me ouvisse”. (link)

___________________________________________________________________________________________

DEZEMBRO________________________________________________________________________

-Daniel e Hamilton

O cantor Daniel envia à imprensa um comunicado informando que sua parceria de mais de 20 anos com o empresário Hamilton chegou ao fim. Dias depois, o empresário também emitiu um comunicado, se dizendo surpreso com a separação. (link)

___

-Leonardo

Gravado por Leonardo, em 1999, o DVD “Tempo” foi o primeiro DVD musical lançado por um artista brasileiro. Seu lançamento completa 10 anos em dezembro. (link)

___

-Fernando e Sorocaba

A dupla Fernando e Sorocaba disponibiliza seu novo álbum, acústico, para download em seu site oficial. É a primeira vez que um artista presente no topo da lista de mais tocados disponibiliza gratuitamente todo seu CD na internet.

Nenhum comentário: