Escrito por André Piunti
A semana está repleta de retrospectivas de todos os tipos, dos mais variados assuntos, e a gente não poderia ficar de fora.
Abaixo, 32 notícias que selecionei dentre várias publicadas esse ano. Se você achar que houve mais alguma que deveria fazer parte dessa retrospectiva, é só escrever nos comentários.
____________________________________________________________________________________________
JANEIRO__________________________________________________________________________
-Daniel
-Daniel anuncia que, além de protagonizar o filme “O menino da porteira”, aceitou o convite do diretor Benedito Ruy Barbosa para fazer parte do elenco da novela “Paraíso”. (link)
___
-Beijinho doce
-A canção “Beijinho doce”, de 1945, composta por Nhô Pai, volta à tona por causa da novela “A Favorita”. Diversas matérias sobre a música saem na imprensa, já que ela é cantada pelas protagonistas da novela, Faísca e Espoleta, interpretadas por Patrícia Pilar e Cláudia Raia. (link)
___
-Léo Canhoto e Robertinho
Os históricos Léo Canhoto e Robertinho gravam o primeiro DVD da carreira, em Jaguariúna, interior de São Paulo. O trabalho, que ainda não foi lançado, reúne os maiores sucessos da dupla, responsável por grandes mudanças na música sertaneja durante a década de 1970. (link)
___
-Tinoco
O cantor Tinoco torna público seu problema financeiro e suas dificuldades para realizar o tratamento de saúde de sua esposa, dona Nadir. A situação do cantor logo mobilizou diversos artistas, grande parte sertanejos, que ajudaram financeiramente a família do cantor. (link)
___________________________________________________________________________________________
FEVEREIRO_______________________________________________________________________
-Tradição
O cantor Michel Teló anuncia sua saída do grupo Tradição, com o intuito de seguir carreira solo. Pouco tempo depois, foi a vez de Gerson, sanfoneiro do grupo, também anunciar sua saída. (link)
___
-Victor e Leo
Victor e Leo viajam ao México para trabalhar o CD em espanhol, lançado em 2008, mais de dez anos após vários sertanejos se aventurarem pela América Latina atrás de um novo público. (link)
___________________________________________________________________________________________
MARÇO___________________________________________________________________________
-Edson e Hudson
A dupla Edson e Hudson lança o último CD da carreira, “Despedida”, após anunciar que em 2010 seguiriam carreiras separadamente. O álbum, gravado ao vivo dentro de um estúdio, é considerado um dos melhores da carreira dos irmãos. (link)
___
-Paraíso
Após ditos e desmentidos, a novela “Paraíso” coloca “Deus e eu no sertão”, de Victor e Leo, como trilha de abertura. Segundo foi noticiado na imprensa, a ideia era de que o tema de abertura mudasse periodicamente. No fim das contas, a canção da dupla se manteve durante toda a novela e se tornou uma das músicas mais tocadas do ano nas rádios.
___
-Carreirinho
Morre, no dia 27 de março, Adalto Ezequiel, o Carreirinho, que formou a lendária dupla Zé Carreiro e Carreirinho. Além de cantor, algumas de suas composições, como “Ferreirinha”, por exemplo, estão entre as maiores canções sertanejas da história. (link)
___
-Cruzeiros
O ano contou com três cruzeiros diretamente ao meio sertanejo. Em março, foi o cruzeiro “É o amor”, em abril, o “Navegando com Bruno e Marrone”, e em novembro, o “Navio sertanejo”, com a dupla Jorge e Mateus.
____________________________________________________________________________________________
ABRIL_______________________________________________________________________________________
-Terra Nativa
Após dois anos no ar, o programa “Terra Nativa”, apresentado por Guilherme e Santiago, deixa de fazer parte da grade da Band. Apesar de boatos que duraram até o fim do ano, o programa não voltou ao ar nem na Band, nem em outra emissora. (link)
___
-Rota Sertaneja
Entra no ar o programa “Rota Sertaneja”, na RedeTV, apresentado por Juliano Cezar. A atração, que visitava os artistas em suas casas, ficou no ar por seis meses. O encerramento do programa foi comunicado via twitter, com a seguinte frase: “Nao vamos mais fazer comentarios aqui no twitter do Rota… pois o programa acabou… mas temos muitas novidade“.
___________________________________________________________________________________________
MAIO______________________________________________________________________________________
-A Fazenda
O cantor Pedro, da dupla Pedro e Thiago, é anunciado como um dos participantes do programa “A Fazenda”, da Record. A exposição do filho de Leonardo foi positiva, já que Pedro foi até os últimos dias da competição. Logo depois, foi especulada a entrada de seu parceiro Thiago na segunda edição do programa, mas o boato não se concretizou.
____________________________________________________________________________________________
JUNHO_____________________________________________________________________________________
-Garagem do Faustão
O quadro “Garagem do Faustão” abre as portas para os sertanejos, que participam e investem em campanhas para aparecer no programa. No mês de junho, a dupla João Márcio e Fabiano ganhou o direito de se apresentar ao vivo no palco do “Domingão do Faustão”.
____________________________________________________________________________________________
JULHO_____________________________________________________________________________________
-Gripe
A gripe H1N1, chamada de gripe suína, fez com que centenas de eventos envolvendo duplas sertanejas fossem adiados ou cancelados. Praticamente todas as duplas sofreram prejuízos financeiros por causa do medo a epidemia, e algumas festas tradicionais ao redor do Brasil ficaram sem a edição de 2009.
___
-Homenagem
O apresentador Ratinho organizou, em São Paulo, no Villa Country, um show para homenagear e ajudar o cantor Tinoco. O evento contou com a participação de dezenas de artistas, como Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano e Rionegro e Solimões.
___________________________________________________________________________________________
AGOSTO____________________________________________________________________________________
-Fantástico
No dia 2 de agosto, um domingo, o email com nomes de duplas sertanejas engraçadas, enviado pela primeira vez por um leitor nosso, foi tema do programa Fantástico, da Rede Globo, para o qual eu dei entrevista. (link)
___
-Barretos 2009
Dos dias 20 a 30 de agosto, o rodeio de Barretos recebeu a primeira cobertura integral de um veículo na internet. O UOL criou uma página especial para o evento, da qual eu tive o prazer de participar, além de ter feito a cobertura aqui para o blog, também. (link)
_______________________________________________________________________________________
SETEMBRO_________________________________________________________________________________
-Falcão
Morre, no dia 18 de setembro, em Goiânia, o cantor Antônio Rosa Ribeiro, o Falcão, da dupla Felipe e Falcão, vítima de uma infecção generalizada causada por erisipela (infecção que se propaga pelos vasos linfáticos). (link)
___
-Sérgio Reis
Sérgio Reis anuncia sua filiação no Partido Republicano (PR), com o intuito de disputar as eleições de 2010 para deputado federal pelo estado de Minas Gerais. Antes da filiação, especulou-se bastante que Serjão apresentaria um programa na TV Gazeta. (link)
___________________________________________________________________________________________
OUTUBRO__________________________________________________________________________________
-Trilha Sonora
O CD com a trilha sonora da novela “Paraíso”, que conta com a presença de diversos artistas sertanejos, supera a já surpreendente marca de 100 mil cópias vendidas.
___
-Zezé e Eduardo
Após anos de informações que afirmavam que havia desentendimentos entre Zezé di Camargo e Eduardo Costa, os dois gravaram juntos a canção “Juro que te esqueço”, no mais recente CD de Eduardo. (link)
___
-Maria Cecília e Rodolfo
O nome da dupla Maria Cecília e Rodolfo pôde ser visto, em placas de publicidade, durante um jogo da seleção brasileira válida pelas eliminatórias, em uma forma de divulgação que só havia sido explorado por eles mesmos, em um jogo amistoso. (link)
___
-Um Barzinho, Um violão - Sertanejo
A SonyBMG, que conta com vários artistas sertanejos, realizou o bem sucedido projeto “Um barzinho, Um Violão” apenas com canções sertanejas.
___
-PEC da Música
Artistas vão à Brasília, entre eles Rick e Zezé di Camargo, pressionar pela aprovação da PEC da Música, projeto de lei que visa isentar os CD’s e DVD’s de impostos.
___________________________________________________________________________________________
NOVEMBRO_______________________________________________________________________
-Vídeo Aula
O cantor César Menotti lança uma vídeo aula ensinando a tocar “Maluco por você”, e as duplas sertanejas, enfim, começam a olhar a internet como uma grande aliada. Por causa do vídeo, outras duplas já estão preparando conteúdos novos exclusivos para a internet. (link)
___
-Luiz Claudio e Giuliano
O cantor Luiz Claudio, da dupla Luiz Claudio e Giuliano, anuncia a separação da dupla para o ano que vem. De acordo com o cantor, incompatibilidade de ideias foi o motivo do fim da parceria. (link)
___
-Ídolos
Marcos Duarte, candidato sertanejo que chegou às finais do programa Ídolos, virou notícia por passar pelas eliminatórias apesar das duras críticas que recebiam dos jurados. Acabou que pediu para sair, em uma decisão que pouca gente entendeu até hoje.
___
-In Concert
Chitãozinho e Xororó fazem, ao lado do maestro João Carlos Martins, uma apresentação histórica na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. Acompanhada pela Orquestra Bachiana Filarmônica, a dupla apresentou seus grandes sucessos, como “Fio de cabelo”, “No rancho fundo” e “Se Deus me ouvisse”. (link)
___________________________________________________________________________________________
DEZEMBRO________________________________________________________________________
-Daniel e Hamilton
O cantor Daniel envia à imprensa um comunicado informando que sua parceria de mais de 20 anos com o empresário Hamilton chegou ao fim. Dias depois, o empresário também emitiu um comunicado, se dizendo surpreso com a separação. (link)
___
-Leonardo
Gravado por Leonardo, em 1999, o DVD “Tempo” foi o primeiro DVD musical lançado por um artista brasileiro. Seu lançamento completa 10 anos em dezembro. (link)
___
-Fernando e Sorocaba
A dupla Fernando e Sorocaba disponibiliza seu novo álbum, acústico, para download em seu site oficial. É a primeira vez que um artista presente no topo da lista de mais tocados disponibiliza gratuitamente todo seu CD na internet.


Enquanto o sertanejo era dominado pelo estilo festeiro do “universitário”, uma dupla aparecia com assumida influência country, fazendo o que poucas duplas fizeram na música sertaneja. O CD “Vendaval”, que sucedeu o “Bala de prata”, tocado à exaustão nas festas de rodeio ao redor do Brasil, foi a afirmação de uma dupla que tem um estilo bem formado e não pretende abrir mão dele tão cedo (e, convenhamos, nem teria motivo para tal). Sorocaba demonstrou um grande talento em fazer canções de refrão marcante e ritmo fácil. Fez o country cair no gosto popular sem forçar a barra, e colocou “Paga pau” no topo das paradas em todos os estados do Brasil.
Após passarem por todos os cantos do país apresentando o show, Zezé e Luciano resolveram transformar o “Duas horas de sucesso”, sucesso de público, em CD e DVD. Se alguns fãs se mostraram insatisfeitos com mais um DVD baseado em sucessos da dupla, um ponto muito positivo é inegável: o resgate que foi feito de canções do início da década de 1990 (”Faz mais uma vez comigo”, por exemplo), que não eram apresentadas há anos, e que muitos jovens acabaram conhecendo nas vozes de duplas novas. Como se trata de um trabalho sem músicas inéditas, é difícil que canções emplaquem nos rankings das rádios, mas nem isso fez com que as vendas baixassem ou que a imensa legião de fãs diminuísse.
Gravado ao vivo em São Paulo, no mês de abril, “Esse alguém sou eu” é um CD que celebra toda a carreira de Leonardo, com sucessos da carreira solo e, principalmente, com canções, além das mais batidas, de Leandro e Leonardo. Apesar de já ter feito um ao vivo com canções consagradas, faltava um álbum grandioso para ficar marcado na discografia do cantor. E para a alegria dos fãs, Leonardo fez questão de deixar de lado o novo sertanejo e permanecer com os metais e os backing vocals que sempre o acompanharam, junto a sua interpretação sempre tristonha das canções. Foi uma das maiores surpresas do ano.
O segundo CD de estúdio após assinar com a Universal Music é considerado, pela imensa maioria de quem acompanha seu trabalho, melhor que o anterior. Diversas canções lembram seus trabalhos antigos, que o fizeram chegar ao patamar em que está hoje. Após tanto tempo de boatos e especulações, a parceria com Zezé di Camargo e Luciano na canção “Juro que te esqueço”, composta por Zezé e Piska, engrandece o trabalho e deve estar, no ano que vem, na programação da maior parte das rádios sertanejas. É o artista que mais se destacou nos últimos anos fora do “eixo universitário”, e seu sucesso mostra a força da música sertaneja de sofrida, de exagero por amor, com interpretações rasgadas e que atendem a uma imensidão de fãs carentes desse tipo de música.
O trabalho que encerra a carreira de dois talentosos irmãos é um dos bons discos da dupla. Apesar de o nome “Despedida” ter incomodado muita gente, e a notícia da separação, sem que o assunto tenha sido aprofundado, ter criado certa antipatia em pessoas que gostavam da dupla, o CD é um belo exemplar do que sempre foi Edson e Hudson: um primeira voz extremamente talentoso e um segunda voz guitarrista que trouxe influências de músicas pesadas de uma forma que nenhum outro sertanejo havia conseguido fazer. Independentemente de apostar em uma volta ou não da dupla, foi um belo trabalho para se encerrar a carreira.
Após quase três anos caminhando como “a dupla que inventou o sertanejo universitário”, chegava a hora de João Bosco e Vinícius mostrarem que poderiam fazer um trabalho diferente, com o risco enfrentarem o cruel processo de “peneira” do mercado. Não só souberam encarar o desafio, como lançaram a música que pode ter sido a brasileira mais tocada do ano, “Chora, me liga”. Saíram daquele nicho jovem, e apesar de ainda ter nos universitários seu grande público, ninguém no país ficou alheio a seu sucesso. Com o carro-chefe sendo regravado em vários estilos (com e sem autorização), mostraram que há muito o que se esperar deles. De acordo com quem participou da gravação do novo DVD deles, vem coisa melhor ainda pela frente.
O segundo CD da dupla é responsável por uma expansão na carreira dos cantores que nem o primeiro trabalho conseguiu. Ele foi responsável por conquistar um novo público para a música sertaneja, aquele de classe mais alta, bem acima da classe média que consome música sertaneja há tempos. Das duplas da nova geração, nos bastidores, é na qual mais se aposta, principalmente por ter se desenvolvido um estilo próprio e pela equipe que trabalha junto aos cantores. O grande sucesso do CD é “Voa, beija-flor”, também na lista de músicas mais executadas do ano. É a dupla jovem que mais foi lembrada durante as discussões aqui no blog.
Um dos dois CD’s da lista ainda lançados em 2008, mas que foram trabalhados ao longo de 2009. Se a qualidade fez com que eles tomassem essa posição na lista, a importância do disco vale ser ressaltada. Além de “Borboletas”, que muitos tratam como a grande canção da dupla, “Deus e eu no sertão” na abertura de uma novela elevou o status do álbum que, de quebra, ainda teve a versão de estúdio de “Tem que ser você” na trilha de “A favorita”. Foi o primeiro CD de estúdio gravado depois da assinatura do contrato com a gravadora. Nele, estão presentes várias canções que foram traduzidas para o disco em espanhol da dupla.
Foi o CD que mais gerou discussão durante esse ano. Muitos acharam o projeto ótimo, mas não foram poucos os que defenderam a ideia de que o repertório poderia ter remetido mais a sucessos antigos da própria dupla (o que, na verdade, acabaria desconfigurando a ideia do projeto). O principal sucesso é a canção “Amor não vai faltar”, mais uma entre as mais tocadas nas rádios, principalmente nesse segundo semestre. Com produção impecável, o trabalho manteve alto o padrão da dupla, que há dez anos consegue se manter sem momentos baixos na carreira.
O outro disco de 2008 que apareceu entre os mais votados pelos leitores. Foi o CD da afirmação da popularidade da dupla, e tamanha foi a repercussão do trabalho que César Menotti e Fabiano optaram por preparar um novo CD apenas no ano que vem. O grande hit do disco, indiscutivelmente, é “Ciumenta”, tocada também em todos os ritmos possíveis e imagináveis em festas ao redor do Brasil. Diferentemente dos outros da lista, foi um disco amplamente trabalhado, e ainda entrou nos rankings das rádios com “Para de chorar” e “Tarde demais”. O CD serviu para tirar de vez o rótulo de universitário de cima dos irmãos, que hoje atingem todo o tipo de público. De todos os CD’s da lista, é o único que tem referências diretas com a música caipira.




